O Samsung Galaxy Note 9 foi anunciado oficialmente no início de agosto com grande alarido, mas será que o novo dispositivo da empresa segue a mesma linha de qualidade dos Galaxy S9 e S9 Plus?

Analisando os testes realizados pelo site DxOMark, vamos ver como o celular se saiu, e se ele realmente entrega as câmeras reimaginadas prometidas pela Samsung em seu marketing. Um ponto importante e que vale a pena destacar é que o aparelho não conseguiu superar o melhor smartphone do mundo voltado para fotografia em 2018, o Huawei P20 Pro.
O grande diferencial das câmeras do Note 9 fica por conta da resolução de 12 MP e a abertura variável de f/1.5 ou f/2.4, que adaptam-se a diferentes luminosidades, garantindo fotografias de alta qualidade em diversos ambientes e garantem a versatilidade do aparelho, principalmente para quem trabalha com criação de conteúdo para as redes sociais.
Visando reunir bastante conteúdo para a realização dos experimentos, o site capturou mais de 1,5 mil fotografias e um tempo superior a 2 horas de vídeo, em diferentes ambientes internos e externos, usando as configurações padrão das câmeras. De acordo com a análise final, o Note 9 "oferece uma mistura bem equilibrada para fotos e vídeos e oferece excelente qualidade de imagem em uma ampla gama de condições de iluminação".
O smartphone conseguiu 103 pontos no ranking geral. Esse número veio a partir de uma média que levou em conta os resultados obtidos com as capturas de foto e vídeo. Em imagens o dispositivo conseguiu marcar 107, mas em filmagem ele marcou 94 pontos.
Exposição e contraste
O flagship conseguiu uma ótima pontuação na categoria devido a sua alta qualidade em fotografias com alto contraste, conseguindo fazer um bom equilíbrio entre nitidez nos detalhes e as sombras captadas. Apesar dos pontos positivos, em alguns momentos a exposição foi inconstante em disparos contínuos, algo que pode ser um problema para quem tem a oportunidade única de capturar um momento.

Samsung Galaxy Note 9

Huawei P20 Pro

Samsung Galaxy S9 Plus
Utilizando o modo HDR ativado, é notória a melhoria que aplicada pelo software da câmera na fotografia, deixando os ambientes superexpostos pela luz ambiente visíveis e com um bom equilíbrio de iluminação muito maior. Em imagens contra a luz, fica nítido que até mesmo o líder do ranking não consegue entregar bons resultados, mas no Note 9 o fundo fica um pouco menos detalhado do que no topo de linha da Huawei.

HDR ligado Galaxy Note 9

HDR desligado Galaxy Note 9

Contra a luz Galaxy Note 9

Contra a luz Huawei P20 Pro
Cor
Levando em conta a precisão das cores entregues, o Note 9 consegue ter um ótimo equilíbrio e precisão, em relação ao que é visto a olho nu. Independente do ambiente, seja ele interno ou externo, o smartphone consegue entregar cores vivas e brilhantes, realizando um bom balanço de branco, algo que é determinante para a qualidade geral das fotografias.

Samsung Galaxy Note 9

Huawei P20 Pro

Samsung Galaxy S9 Plus
Autofoco
A maior pontuação do aparelho fica por conta do seu foco automático mega rápido, algo que já e um destaque na marca. Entretanto, ele não consegue fornecer a rapidez desejada em um dispositivo premium, apesar de sua superioridade em relação ao S9 Plus.
Zoom e bokeh
Em relação à captação de detalhes em longa distância, o Note 9 consegue ser um dos melhores, pois a câmera secundária do aparelho permite uma captação melhor de detalhes, o que facilita a nitidez de objetos mesmo com zoom de 2x aplicado, um elemento que dá destaque ao aparelho.
O modo retrato ou bokeh é uma funcionalidade que tem uma ótima qualidade no smartphone, haja vista que o software consegue fazer a lente trabalhar com o contorno em primeiro e segundo plano, deixando o efeito muito mais realista, preciso e natural, tanto em pessoas quanto em objetos, algo que ainda não ocorre em algumas marcas.

Modo bokeh em pessoa Galaxy Note 9

Modo bokeh Galaxy Note 9

Modo bokeh Huawei P20 Pro
Gravação de vídeos
Levando em conta o crescimento no uso dos dispositivos móveis para realizar gravações de vídeo, o Note 9 consegue entregar uma boa qualidade. Com 94 pontos, a média veio da análise de 7 elementos importantes para filmagens: Exposição (83), Cor (87), Autofoco (98), Textura (54), Ruído (72), Artefatos (82) e Estabilização (91). O grande destaque dele fica por conta do foco automático e da estabilização, haja vista que são ferramentas essenciais para quem grava vídeos em movimento.
Prós e contras
Os pontos positivos do smartphone ficam por conta da estabilização e autofoco excelentes para filmagens e fotografias, tanto em ambientes internos quanto esternos, o equilíbrio entre nitidez e redução de ruídos, algo que faz uma grande diferença no resultado final da fotografia e auxilia quem realiza a aplicação de efeitos.
Entretanto, apesar da abertura variável, os resultados entregue em baixa luz deixam a desejar, o que nos faz repensar o conceito de "câmera reimaginada" que a Samsung aplica no marketing dos seus dispositivos topo de linha de 2018. Outro ponto negativo fica por conta das imprecisões da exposição, fazendo com que o modo automático deixe a qualidade das imagens bem inferiores ao que esse celular deveria entregar.
Conclusão
Como já era previsto, o Galaxy Note 9conseguiu superar o seu irmão "menor", o S9 Plus. Entretanto, inesperadamente, empatou com o HTC U12+ na pontuação geral, mas não ficou na vice-liderança porque perdeu em qualidade de filmagem por 1 ponto. O "rei do DxOMark" em 2018, o Huawei P20 Pro, continua na liderança e pelo visto só será ultrapassado no ano que vem, já que ele conseguiu ficar com 6 pontos acima do smartphone da Samsung na média geral e ainda não temos noção do que o OnePlus 6Tconseguirá realizar com as suas lentes fotográficas.
0 Comentários