Já conhecemos praticamente todos os principais chipsets do mercado para 2019: com o Kirin 980 a Huawei foi a primeira fabricante a anunciar um chipset de 7 nm, por outro lado, com o A12 Bionic a Apple foi a primeira empresa a iniciar as vendas de produtos com seu próprio processador fabricado em mesma litografia. Nesta quarta-feira (14) a Samsung finalmente revelou seu próprio e poderoso chip Exynos 9820 com 8 nm, e agora resta a Qualcomm anunciar a sua solução para 2019.

A revelação deve acontecer durante o início do mês de dezembro na Snapdragon Summit 2019. Como a fabricante revelou o snapdragon 845 En dezembro do ano passado, existe uma forte possibilidade para que o evento deste ano também ocorra logo no início do próximo mês.

Mas enquanto o sucessor definitivo do Snapdragon 845 não é anunciado, ele segue vazando constantemente em ferramentas de benchmark por todo o mundo. As mais novas informações destacam que o Snapdragon 8150 será tão rápido quanto os seus principais concorrentes.

Atualmente o A12 Bionic e o Kirin 980 são os processadores móveis mais rápidos do mercado em funcionamento; um pode ser encontrado nos modelos mais recentes de iPhone e o outro na linha Huawei Mate 20. Mas parece que o chip da Qualcomm pode bater o da Apple após o lançamento.

Na imagem abaixo você pode conferir o suposto teste de benchmark registrado no AnTuTu. Enquanto o Kirin 980 já registrou os 273 mil pontos e o A12 Bionic ultrapassou os 352 mil pontos, vemos claramente a marca de incríveis 362 mil pontos, quase dez mil a mais que o concorrente mais poderoso.

Na publicação onde as fotos foram divulgadas o usuário garante que o Snapdragon 8150 terá configurações pouco tradicionais. Indo contra os vazamentos iniciais, é afirmado que a Qualcomm está desenvolvendo o chipset com núcleos 1+3+4: um núcleo de alta performance, três núcleos para média performance e quatro núcleos para alta eficiência energética e baixa performance.

O núcleo de alta performance, segundo o vazamento, terá clock de 2.84 GHz e será um Cortex-A76, a mesma arquitetura será utilizada nos três de média performance com clock de 2.4 GHz, já os quatro outros núcleos operam no Cortex-A55 e oferecem até 1.78 GHz, utilizando a nova arquitetura DynamiQ da ARM.

Nas imagens vemos também a marca de 156 mil pontos para a GPU do modelo, que resulta em um ganho de aproximadamente 20% em relação ao Adreno 630 do Snapdragon 845.

Mais novidades oficiais e rumores devem surgir nos próximos dias e semanas, com a aproximação cada vez maior com o mês de dezembro, então fique de olho!