Com a chegada do primeiro Developer Preview – que basicamente trata-se de uma compilação voltada para que developers, para que eles possam preparar seus apps e serviços para quando a versão oficial estiver disponível – a gigante das buscas agora oferece a seus usuários mais avançados na plataforma móvel a possibilidade de instalação.
O procedimento de instalação (que em hipótese alguma recomendamos realizar em dispositivos principais devido à instabilidade do software e incompatibilidade com diversos apps) pode ser realizado de duas diferentes formas, algo que comentaremos a seguir.

Antes de mais nada, é importante compreender que nem todos os smartphones Android são compatíveis com o Developer Preview do Android Q.
Como de costume, a Google inicialmente só oferece a possibilidade de instalação, até o momento, nos dispositivos da linha Pixel, ou seja, desde o Pixel e Pixel XL até o Pixel 3 e Pixel 3 XL.
Como instalar

Android Beta Program

A maneira mais simples é realizar a inscrição no programa de testes do sistema, o Android Beta Program, que pode ser feito através desse link.
Após se registrar, o usuário deve entrar com suas credenciais da Google e registrar o dispositivo no programa. Feito isso, basta ir em Ajustes > Sistema > Avançado > Atualização de Sistema para receber a mais recente compilação.

Manualmente

A forma alternativa inclui o download de imagens de sistema para flasheá-las em um smartphone compatível, algo que só deve ser feito por aqueles que já possuem uma certa familiaridade com esse tipo de procedimento.
Nessa página estão disponíveis todos os arquivos necessários e aqui podemos encontrar detalhes passo-a-passo de como fazê-lo.
Vale relembrar que ao instalar a imagem de forma manual, todo conteúdo do smartphone será apagado, e atualizações via OTA não serão suportadas, fazendo com que o usuário tenha que sempre baixar outra nova compilação (assim que disponível) e instalá-la de forma manual.